quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tecnologia e Currículo


Ao tentarmos definir currículo não podemos nos ater apenas ao conjunto de disciplinas, conteúdos, objetivos e metodologias que serão estudados ou aplicados durante uma determinada série ou curso. É preciso pensar mais amplamente, o currículo é tudo aquilo que ocorre na escola com a intencionalidade de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, é a partir dele que a escola define qual a sua concepção de educação, o tipo de cidadão que deseja formar, pois o currículo deve propiciar ao educando o desenvolvimento global da sua personalidade.
O currículo não é algo estático e acabado, sempre deve estar aberto a novas modificações quando estas se mostrarem necessárias e capazes de agregarem benefícios. E como não há nada mais inovador na era atual do que as novas tecnologias digitais, faz-se necessário que essa tecnologias sejam efetivamente integradas ao desenvolvimento do currículo, abarcando assim todas as possíveis contribuições.
Neste novo cenário educacional as tecnologias de informação podem propiciar melhoras no processo ensino-aprendizagem ao se constituírem em um instrumento a mais para prover a integração da escola com o novo. Para que isto ocorra o currículo deve ser concebido como uma construção social, cultural, histórica, política e econômica, a favor do aluno e atento à realidade existente fora da escola, estabelecendo uma ponte entre as novas tecnologias e a educação formal.
Diante de todas estas novidades tais como computador, Internet e TV pen-drive o professor também é desafiado a assumir uma postura de aprendiz ativo, crítico e criativo, articulador do ensino com a pesquisa, constante investigador sobre o aluno, sobre seu nível de desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, sobre sua forma de linguagem, expectativas e necessidades, sobre seu estilo de escrita, sobre seu contexto e sua cultura. Vale ressaltar que todo o aparato tecnológico não substituem o professor, são apenas instrumentos a serem utilizados por ele para que facilitem a aprendizagem do aluno, para que os objetivos propostos sejam alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário