sábado, 4 de setembro de 2010

Produto Hipermídia - ABC da AIDS


NTE 06 – JEQUIÉ/BA
CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
UNIDADE 3
FORMADORA: Kátia Barreto
ALUNO: Cláudia Araújo / Josenilda Moreira / Márcia Blumetti
ATIVIDADE: 4 – Produto Hipermídia
Nível de Ensino: Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Áreas do Conhecimento: Sexualidade e Saúde
Tema: AIDS
Duração: 10 aulas

Objetivo Geral: Oportunizar que os educandos, adolescentes cheios de dúvidas e incertezas quanto a seu corpo e à atividade sexual, possam debater e refletir sobre a iniciação da vida sexual, a prevenção contra a AIDS e como exercer sua sexualidade com maturidade e responsabilidade, tornando-se um cidadão consciente.

Objetivos Específicos: Discutir a importância de um diálogo sobre sexo, AIDS, contágio, prevenção e tratamento.
Desenvolver respeito próprio e ao próximo, como também ao próprio corpo, abolindo as discriminações.
Organizar um trabalho informativo para a comunidade escolar sobre a importância da utilização da camisinha e as consequências de uma relação sexual sem proteção.

Conteúdos Associados: Diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos. Participação ativa na conservação da saúde do parceiro sexual. Aquisição de conceito sobre prevenção de doenças. O desenvolvimento de hábitos saudáveis. Reconhecimento da importância e da necessidade de se ter uma vida sexual responsável.
Desenvolvimento:

1. Sensibilização: Fazer um debate com os alunos sobre alguns fatores que contribuem para o bem-estar físico, social e mental bem como sobre os mitos e tabus em torno do tema AIDS:
Qual o papel do homem e da mulher na sociedade?
Você sempre usa camisinha?
Você beberia água num copo que um portador do vírus da AIDS acabou de usar? Aperto de mão transmite AIDS?
O vírus da AIDS pode ser transmitido pelo espirro?

2. Assistir ao vídeo ABC da AIDS postado no Youtube, link= http://www.youtube.com/watch?v=VkqkbmlzIYc, ou no blog Aprendendo com as TIC, link= http://claudiaraujotic.blogspot.com.

3. Socializar o entendimento do vídeo fazendo uma reflexão respondendo às seguintes questões:
O que é AIDS?
Como se pega? Como não se pega? Como evitar?
Como fazer sexo sem risco?
Pode se pegar AIDS na primeira “transa”?
Comente: A falta de informação pode atrapalhar o relacionamento amoroso, sexual e também o social.

4. Dividir a classe em seis equipes com número proporcional de componentes. Solicitar que cada equipe sorteie um material de divulgação a ser apresentado pelo respectivo personagem.
Material Personagem
 Cartaz  Infectado por transfusão sanguínea.
 Panfleto  Homossexual.
 Jornal  Mãe que transmitiu ao filho.
 Música  Usuário de droga injetável.
 Poema  Mulher infectada pelo marido.
 Slides  Pai que perdeu um filho.

5. Cada equipe se reúne para dialogar sobre os conhecimentos que já possuem e quais dúvidas devem ser esclarecidas.

6. Pesquisar a fundamentação teórica sobre HIV, AIDS, sintomas, formas de contagio, prevenção, exames, dados numéricos, direitos humanos e legislação em sites da Internet, livros, revistas, jornais, entrevistas.

7. Após a pesquisa feita por cada componente, a equipe volta a se reunir para selecionar e organizar as informações mais importantes.

8. Confecção do material a ser apresentado.

9. Cria-se então o personagem para apresentar o material.

10. Divulgação na escola, marcando data e horário para que outras turmas possam assistir.

11. Apresentação da atividade.

12. Socialização dos pontos positivos e negativos, fazendo auto-avaliação e de todo o trabalho.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua buscando analisar se o aluno consegue, a partir das pesquisas e reflexões feitas, produzir conhecimento, demonstrando coerência na exposição das idéias.
Será observado também o interesse de cada aluno em sala de aula e se as discussões efetuadas contribuíram para a melhoria da argumentação.
Cada equipe fará um relatório constando a participação de cada componente.
O material produzido e o personagem representado pelos alunos serão avaliados mediante a organização, originalidade e coerência com as tarefas propostas.

Um comentário:

  1. Claudia
    estou gostando do trabalho,as postagens podem nos ajudar nas nossas aulas , todas de grande qualidade.

    ResponderExcluir