quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Quem sou eu como professor e aprendiz


Ao imaginar os vários conteúdos que devo selecionar para transmitir aos meus educandos, devo primeiramente indagar-me se é relevante aquele aprendizado, quais benefícios proporcionará e se será prazeroso, só ao colocar-me no lugar de aprendiz poderei avaliar imparcialmente a minha verdadeira função.
Muito mais importante do que passar informações ao meu aluno é fazer com que ele crie seu próprio conhecimento, pois a aprendizagem só será real e duradoura se gerar um verdadeiro significado para ele, desta forma tento aprender com o aluno colocando-me sempre ao seu alcance.
Já dizia um velho ditado que “as palavras convencem e os exemplos arrastam”, por isso procuro transmitir ao meu aluno muito mais do que o gosto pelo estudo, e sim uma verdadeira paixão pelo aprender; aprender as coisas dos livros e da escola, aprender as coisas de casa e da sociedade, aprender variados saberes e sabores, enfim, apreender a vida.
Muitas vezes o novo desperta medo e apreensão, e a simples perspectiva de sermos falhos faz com que nos fechemos e não nos arrisquemos a quebrar velhos paradigmas, porém é contraditório exigirmos do nosso aluno que ele mergulhe em busca de novos conhecimentos enquanto nos fechamos em nossos pobres casulos, apenas quem tiver a coragem de ousar poderá se transformar de pobre lagarta em linda borboleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário