sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SEM A FAMÍLIA A ESCOLA NÃO EDUCA


Há muito tempo a escola é incumbida de transmitir conhecimentos, proporcionar a qualificação técnica, como também formar seres conscientes dos seus deveres e direitos de cidadão; porém, ao longo da História pode-se perceber que uma educação que propicie a evolução do educando só será possível no momento em que família e escola se unam como parceiros responsáveis por sua formação intelectual, emocional, social e profissional.
A escola não pode ser encarada como um depósito de alunos, em que a criança é entregue em seus primeiros anos de vida para ser retirada por seus pais quando sua aprendizagem esteja concluída. Quando alunos que, apesar de serem negligenciados por seus pais, logram sucesso a família omissa se apresenta para receber os parabéns, mas se os filhos fracassam mais rapidamente ainda essa mesma família se apresenta para taxar a escola como vilã e culpada.
A família precisa se fazer presente na escola e também em casa proporcionar espaço para um diálogo construtivo, com base nos valores em que a família está sustentada, por outro lado, também se faz necessário que a escola reconheça a importância da discussão de temas tão presentes na vida do educando, mas muitas vezes tratados apenas superficialmente, como a sexualidade, o acesso às drogas, a discriminação, a política, pois muitas vezes, mesmo inconscientemente, educadores e instituição representam modelos que são seguidos por seus alunos.
Os pais devem sempre incentivar seus filhos a encarem os estudos com seriedade, se dedicando ao máximo na sala de aula, local reservado sobretudo para estudar, pois para brincar tem o pátio, a praça, a casa, mas sem esquecer que em casa também se aprende, e muito.
Nunca se deve esquecer que a escola apenas produzirá bons frutos se a família fertilizar o solo, visto que escola e família se complementam como responsáveis pela lavoura da aprendizagem, pois sem a família a escola não educa.

Cláudia Teixeira Pinto Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário