sábado, 4 de junho de 2011

ATIVIDADE DA 8ª SÉRIE



O HOMEM NU - FERNANDO SABINO

Ao acordar, disse para a mulher:




— Escuta, minha filha: hoje é dia de pagar a prestação da televisão, vem aí o sujeito com a conta, na certa. Mas acontece que ontem eu não trouxe dinheiro da cidade, estou a nenhum.
— Explique isso ao homem — ponderou a mulher.
— Não gosto dessas coisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir rigorosamente as minhas obrigações. Escuta: quando ele vier a gente fica quieto aqui dentro, não faz barulho, para ele pensar que não tem ninguém. Deixa ele bater até cansar — amanhã eu pago.
Pouco depois, tendo despido o pijama, dirigiu-se ao banheiro para tomar um banho, mas a mulher já se trancara lá dentro. Enquanto esperava, resolveu fazer um café. Pôs a água a ferver e abriu a porta de serviço para apanhar o pão. Como estivesse completamente nu, olhou com cautela para um lado e para outro antes de arriscar-se a dar dois passos até o embrulhinho deixado pelo padeiro sobre o mármore do parapeito.




Ainda era muito cedo, não poderia aparecer ninguém. Mal seus dedos, porém, tocavam o pão, a porta atrás de si fechou-se com estrondo, impulsionada pelo vento.




Aterrorizado, precipitou-se até a campainha e, depois de tocá-la, ficou à espera, olhando ansiosamente ao redor. Ouviu lá dentro o ruído da água do chuveiro interromper-se de súbito, mas ninguém veio abrir. Na certa a mulher pensava que já era o sujeito da televisão. Bateu com o nó dos dedos:
— Maria! Abre aí, Maria. Sou eu — chamou, em voz baixa.




Quanto mais batia, mais silêncio fazia lá dentro.
Enquanto isso, ouvia lá embaixo a porta do elevador fechar-se, viu o ponteiro subir lentamente os andares... Desta vez, era o homem da televisão!
Não era. Refugiado no lanço da escada entre os andares, esperou que o elevador passasse, e voltou para a porta de seu apartamento, sempre a segurar nas mãos nervosas o embrulho de pão:
— Maria, por favor! Sou eu!
Desta vez não teve tempo de insistir: ouviu passos na escada, lentos, regulares, vindos lá de baixo... Tomado de pânico, olhou ao redor, fazendo uma pirueta, e assim despido, embrulho na mão, parecia executar um ballet grotesco e mal ensaiado. Os passos na escada se aproximavam, e ele sem onde se esconder. Correu para o elevador, apertou o botão. Foi o tempo de abrir a porta e entrar, e a empregada passava, vagarosa, encetando a subida de mais um lanço de escada. Ele respirou aliviado, enxugando o suor da testa com o embrulho do pão.
Mas eis que a porta interna do elevador se fecha e ele começa a descer.




— Ah, isso é que não! — fez o homem nu, sobressaltado.
E agora? Alguém lá embaixo abriria a porta do elevador e daria com ele ali, em pêlo, podia mesmo ser algum vizinho conhecido... Percebeu, desorientado, que estava sendo levado cada vez para mais longe de seu apartamento, começava a viver um verdadeiro pesadelo de Kafka, instaurava-se naquele momento o mais autêntico e desvairado Regime do Terror!
— Isso é que não — repetiu, furioso.
Agarrou-se à porta do elevador e abriu-a com força entre os andares, obrigando-o a parar. Respirou fundo, fechando os olhos, para ter a momentânea ilusão de que sonhava. Depois experimentou apertar o botão do seu andar. Lá embaixo continuavam a chamar o elevador. Antes de mais nada: "Emergência: parar". Muito bem. E agora? Iria subir ou descer?


CONTINUANDO A CRÔNICA


Crie um final para a crônica.




  • Como o homem fará para sair desta situação? Imagine o que você faria se estivesse em uma situação parecida.


  • atenção aos tempos verbais. Eles precisam ser coerentes com os que foram usados na primeira parte da crônica.


  • Use a imaginação. Tente fazer um final surpreendente. Ele pode ser cômico ou trágico.



20 comentários:

  1. - e agora? Não posso gritar se não os vizinhos vão me escutar e não posso ficar parado se não vão me ver nu e chamarão a polícia, que vai me prender achando que sou um tarado.
    Quando ele consegue ir para casa topa de cara com o cobrador, mas o cobrador não o reconheceu e ligou para a polícia dizendo que tinha prendido um tarado nu. Luisa Araújo 8ªB

    ResponderExcluir
  2. O homem nu ouviu algumas pessoas se aproximando, para se esconder delas ele entrou em um apartamento que estava com a porta aberta e dona do apartamento era uma senhora,que acabou o expulsado e ligando para a polícia que no apartamento dela tinha um taradão pelado querendo abusar da boa vontade dela. E o homem nu acabou preso. Whesli Araújo 8ª A

    ResponderExcluir
  3. COMO EU QUERIA QUE TERMINASSE Á HISTÒRIA
    Eu gostaria que ao invés de vim o cobrador,chegou um cobrador e ele teria que explicar toda história de que ele iria fazer um café da manhã pra esposa então a porta estava aberta ele foi fechar e deixou o pão cair do lado de fora.Logo depois que ele explicou chegou uma mulher que na verdade a namorada dele que era uma grande amiga da esposa que estava com ele, e nenhuma das duas estavam sabendo disso que ele era casado com uma e namorado de outra.
    E o polícial prendeu o homen por ser um bígamo.Depois de ter passado 5 anos na prisão ele saiu e ja estavam esperando por ele mais de 100 mulheres grávidas... E fim
    TIAGO 8ºA VESPERTINO

    ResponderExcluir
  4. Então abriu a porta do elevador só que no momento o elevador teve um problema ele desesperado começou a tremer pedidndo a Deus o que deveria fazer.
    Apertou o botão e o elevador começou a subir então ele agradeçeu por ter acabado os momentos ruims.
    VIVIANE SANTOS 8ºB VESPERTINO

    ResponderExcluir
  5. O elevador começou a subir e o desespero do homen foi grande.
    - O homen diz: E agora o que vou fazer se me pegarem la em cima nú de repente a porta do elevador abriu e ele deu de cara com o cobrador da televisão e ele falou aí que corpitio mais mudando de assunto.
    - Ocobrador diz: Cadê a parcela da tv...
    - o homen diz: O meu pai danou-se nao tenho dinheiro hoje, mais te pago amanhã...
    - Maria diz que pateta.
    Então passou dias e dias e ele ficou mal falado porque passou tanto tempo mais de 1 ano que ele foi delatado como caloteiro, e ninguem aceitava nada de compras dele. Fim
    Geisiane 8°A Vespertino

    ResponderExcluir
  6. -E agora subir ou desser,se o elevador subir possa dar de cara com o homem da tv e se descer, vou dar de cara com com os vizinhos do predio e vão penssar que eu sou algum maniaco vou subir.
    Maria saiu do lado de fora e perguntou.
    -cade vc?cade vc?
    -estou aqui,a horas.
    E chegou o homem da tv.
    -eu vim receber a parcela da tv
    -to sem dinheiro,o ladrão me roubou ate as minhas roupas,
    -Então tá né?daqui a dois dias eu vou vim buscar a parcela da tv certo?
    -Maria:que indiota.
    ANDREA DE JESUS SANTOS SERIE 8ºA

    ResponderExcluir
  7. Irei descer mais lá tera gente esperando o elevador, então irei subir mas concerteza o homen da tv estara lá me esperando
    - Ele insistiu em subir, desligou a parada de emergência e insistiu em chamar a sua mulher.
    - Maria abre a porta já sem nenhuma caltela viu que a outra porta se abriu voltou com embrulho do pão em seu traseiro enquanto ele andava uma vizinha o viu, sem solução resolveu dizer o ladrão me fez de réfem deixou eu ir mais em troca me pediu as minhas roupas...
    Luara 8ºA

    ResponderExcluir
  8. O homen nú
    O homen resolveu subir sem querer apertar o botão de descer . Então o elevador desceu e chegou a portaria, por sorte havia o porteiro, o homen contou sua situação entao o porteiro recomendou que ele telefonasse pra á mulher,foi o que ele fêz, ela atendeu e ele explicou tudo á ela.
    Então antes que os vizinhos acordassem ele correu apressado para o apartamento. Depois de algumas horas á camoanhia toca o homen abri era o cobrador da televisão. E fiim
    Adrielle 8°A Vespertino

    ResponderExcluir
  9. Ele desceu até o último andar do prédio abriu a porta do elevador, quando se deparou com um grupo de senhoras que acabavam de voltar de um bingo.
    As senhoras se assustaram ao ver aquele homem completamente nu na frente delas.
    O homem falou:
    -Desculpe minhas senhoras! É que a porta do meu apartamento imperrou e eu fiquei trancado pelo lado de fora.
    Depois de ter explicado o que tinha acontecido umas das senhoras subiu até o seu apartamento e pegou umas roupas.
    Alguns minutos depois a senhora volta com uma bolsa.
    O homem se vestiu de senhora só para escapar do cobrador.
    Depois de agradecer a ajuda das senhoras ele voltou ao seu apartamento e se deparou com o cobrador em sua porta.
    A mulher, que estava preocupada com seu marido, abriu a porta e viu que era o cobrador.
    O marido começou a andar devagar em direção ao seu apartamento, mas sua mulher o reconheceu, mesmo vestido de mulher, e ele teve que pagar a conta.
    Estefany Regina Souza Maciel 8ª A Vesp.

    ResponderExcluir
  10. o HOMEM PELADO
    sem que ele percebesse o elevador desceu,por sorte havia um amigo o qual pegaria o elevador pra subir , ele ficou surpreso ao ver seu amigo naquela situação contou a ele o que havia acontecido ele então tirou uma d suas peças e deu a ele para que o mesmo chegasse em casa , chegando lá contou o acontecido para a esposa a qual deu muita risada e repreende-o dizendo que isso servia de lição para ele não tentasse a querer enganar ninquen ,com essa situação sua fama de caloteiro se espalhou pelo prédio, é ninquem mais ali dava credibilidade mas é ele......... jacson oliveira soares 8B vespertino

    ResponderExcluir
  11. o elevador deseu ,uma moradara do prédio que ia subir abriu a porta do elevador se deparou com quele homem em pelo.logo começou a gritar socorro! socorro! um tarado no prédio,e foi correndo para a portaria do prédio ligar para policia,tem um tarado aqui no apartamento !disse a mulher para as policias. o homem apavorado sem poder fazer nada apertou o botão de subir e subiu chegou na porta do seu apartamento e começou a gritar maria abre! sou eu agora sem nenhma cautela esmurrava a porta o homem . a mulher conhecedo a voz do marido veio abrir ele entrou para dentro como um foguete sem nem se lembrar do banho se vestiu ,minutos depois a campainha tocou ele foi abrir era a policia moço viu algum homem nu por ai ? não.vi nada não senhor rspondeu o homem gaguejando, a policia insistiu tem certeza? tenho, não vi nada não, a policia descofiada foi embora; o homem respirou aliviado ufa! me safei! pensou o homem minutos depois a campainha voltou a tocar o homem logo entrou em pânico séra que e a policia? séra que vieram me prender ? o homem estava realmente em pânico total. mas foi abrir a porta aõ abrir era o cobrador da prestacão da televisão.alex da 8b vepertino.

    ResponderExcluir
  12. Ele disse e agora meu Deus vou ficar preso nesse elevador?
    Ele conseguiu voltar para o andar do seu apartamento,chegando lá encontrou a porta do seu vizinho aberta e sem pensa duas vezes foi logo invadindo o apartamento do vizinho.
    E explicou ao seu vizinho o que tinha acontecido com ele,o vizinho entendeu o que tinha acontecido e o emprestou uma roupa.Ele ligou pro seu apartamento e explicou para sua mulher o que tinha acontecido,ela abriu a porta e eles se trancaram lá dentro por causa do homem da prestação da televisão.Ele aprendeu a lição e nunca mais foi pegar o pão nu!
    Vanessa Araujo 8ªA Vespertino

    ResponderExcluir
  13. "O Homem nu"
    Com cuidado desligou a parada de emergênçia,
    largou a porta,e insistiu muito para o elevador subir,até que o elevador subiu.
    Quando chegou na frente de seu apartamento,gritou a sua mulher;
    Maria!abre esta porta!e assim continuou gritando cada vez mais alto.e rapidamente ouviu que as portas dos apartamentos vizinhos abriam atrás de si.
    -Oi pessoal,disse ele confuso tentando aranjar uma desculpa para mentir para seus vizinhos falou:
    -Imagine voçês que mim assaltaram e me levaram até minhas roupas.
    as pessoas não acreditaram e ligaram para a policia.
    -Senhor policial tem um homem nú aqui na minha frente.
    O policial falou que não tinha nenhuma viatura ali no momento,
    mas ele iria lá resolver.
    -Maria,a esposa abriu finalmente a porta,e ele rapidamente correu para debaixo da cama com medo.
    Quando ele escutou uma batida na porta,ele ainda ofegante,gritou!-não abra a porta Maria deve ser a policia.
    Era sim o policial.mas o policial tmbém era o cobrador que nas horas
    vagas trabalhava de cobrança.FIM
    Sheila Coelho Dos Santos 8°A Vespertino

    ResponderExcluir
  14. O homem pelado pesebelque sua presa foi taun grande para sair do elevador q arpetou o botão errado edeceu de mais foi para na caragem quando chegou lá en baixo ele ficou tanum com nedo que ser escomdeu atrás do carro do cobrador que tinha saido para faz outra cobrança ou termina as cobrança foltava uma casa.Então deseu para pega o dochmento que avia esquecido no carro chequando la ficou abismado com o que viu o homem que era o seu melho cliente nú.o cobrador perguntou o que voce esta fazendo amigo o homem foi obrigado a responde é amigo eu estava vigindo de voce para nao te paga e sair na rua nú .O cobrador faou assim pra ele amigo ser voce te vesse dinheiro era só ne fola que eu verinha amanhã alendo mais o dia de paga e amanhã . mais pra sua sorte eu trago sempre um terno reserva vou te empreta fique despreocupado que eu so venho cobra voce amanhã .assim que vestiu o terno o homem foi para o seu apatamento chequando lá sua mulhe que ja tinha saido do bainho e esta muito aprenciva porque o seu marido tenha saido sem fala abriu a porta com muito nedo e viu que era o seu marido ai a mulhe perguntou o que voce estava fazendo la fora ao o homem nú contou toda asua hestoria e como cosequiu ser livra da divida. EDVALDO 8ªB VESPERTINO

    ResponderExcluir
  15. O homem nu
    Distraído o homem não viu a porta do elevador abri, guando deu por si ele estava ali nu e com o pão na mão, em seguida entra no elevador o cobrador da televisão
    -perguntou a ele o que havia acontecido e o homem respondeu:
    -isso é o preço a pagar por tentar querer passar a perna nos outros.
    em seguida explicou ao mesmo que naõ tinha o dinheiro da prestação ,que tinha esquecido na cidade todo o dinheiro .nessas condições ele ficou de voltar outro dia e tudo se resolveu menos a sua fama de coloteiro.
    JEAN CARLOS FERREIRA DOS SANTOS 8B vespertino

    ResponderExcluir
  16. Então ele abriu a porta do elevador respirou fundo olhou os dois lados para vê se alguem estava dentro e entrou rapidamente com uma pergunta.
    - E as minhas roupas?


    Graziele 8ª B VESPERTINO

    ResponderExcluir
  17. Com cautela desligou a parada de emergência, largou a porta, enquanto insistia em fazer o elevador subir. O elevador subiu.

    — Maria! Abre esta porta! — gritava, desta vez esmurrando a porta, já sem nenhuma cautela. Ouviu que outra porta se abria atrás de si.

    Voltou-se, acuado, apoiando o traseiro no batente e tentando inutilmente cobrir-se com o embrulho de pão. Era a velha do apartamento vizinho:

    — Bom dia, minha senhora — disse ele, confuso. — Imagine que eu...

    A velha, estarrecida, atirou os braços para cima, soltou um grito:

    — Valha-me Deus! O padeiro está nu!

    E correu ao telefone para chamar a radiopatrulha:

    — Tem um homem pelado aqui na porta!

    Outros vizinhos, ouvindo a gritaria, vieram ver o que se passava:

    — É um tarado!

    — Olha, que horror!

    — Não olha não! Já pra dentro, minha filha!

    Maria, a esposa do infeliz, abriu finalmente a porta para ver o que era. Ele entrou como um foguete e vestiu-se precipitadamente, sem nem se lembrar do banho. Poucos minutos depois, restabelecida a calma lá fora, bateram na porta.

    — Deve ser a polícia — disse ele, ainda ofegante, indo abrir.

    Não era: era o cobrador da televisão. >>>>>>>>EVANILDO<<<<< (8B)ves

    ResponderExcluir
  18. Com cautela desligou a parada de emergência, largou a porta, enquanto insistia em fazer o elevador subir. O elevador subiu.Maria, a esposa do infeliz, abriu finalmente a porta para ver o que era. Ele entrou como um foguete e vestiu-se precipitadamente, sem nem se lembrar do banho. Poucos minutos depois, restabelecida a calma lá fora, bateram na porta.

    — Deve ser a polícia — disse ele, ainda ofegante, indo abrir. (ivan)8b ves

    ResponderExcluir
  19. Para Ivan e Evanildo, 8ª B

    Os finais que vocês escreveram estão exatamente iguais à crônica original, portanto quem receberá a nota será Fernando Sabino, autor do texto.

    Professora Cláudia

    ResponderExcluir
  20. NN vou faze de novo afs ai n vale rsrsrsrs




    O HOMEN NU
    LOGO QUANDO A PORTA DO APARTAMENTO SE FECHO, ELE JA CANÇADO DE BATE NA PORTA JA SABENDO QUI A MULHER NÂO IRIA ABRI A PORTA DEZISTIO DESEU PARA VER SE ENCONTRAVA ALGUMA ROPA OU TAPETE QUALQUER COISA PARA SE COBRI MAS LOGO A CHEGA LA EM BAIXO ELE ACHA UMA CONTIA EM DINHEIRO QUI DAVA PRA PAGA UMAS TRÊS PRESTAÇÂO DA TELEVISÂO ELE ABRIU A PORTA DO ELEVADOR RAPIDAMENTE PARA TENTA CONTA PRA MULHER QUI ACHO UM DINHEIRO QUI DAVA PRA PAGA A PRESTAÇAO, MAS QUANDO ELE ABRI A PORTA DO ELEVADOR TOPA DE CARA COM O COBRADO AI O COBRADOR ASUNTADO DIZ SENHOR O QUI FAZ NU ELE DEU UMA DE ESPERTO E DIZ,COMO EU TAVA SEM DINHEIRO PRA PAGA SUA PRESTAÇÂO REZOUVI FAZE UM SHOW DE STRIP TEASE MAS PERDE AS ROPAS MAS TA AKI SEU DINHEIRO ENTÂO ELE SUBIU PARA SEU APARTAMENTO FELIZ DA VIDA CHEGO NA PORTA DO APARTAMENDO E DEU UM GRITO BEM AUTO AMOOOOOO PAGUEIIII A PRESTAÇÂOOOOOOOO,LOGO A MULHER ABRIU A PORTA E DEU DE CARA COM ELE NU E FALOU OQUI VOCÊ TA FAZENDO NU ELE FALO NEM TE CONTO DECHA EU ENTRA LOGO QUI JA TO CANÇADO DE FICA NU.


    FIM >>>>>>>EVANILDO<<<<<<< (8B)VES

    ResponderExcluir