domingo, 1 de agosto de 2010

HIGIENE PESSOAL




A higiene é o conjunto de meios para manter as condições favoráveis à saúde. A puberdade traz novas necessidades de cuidado com o corpo e com a higiene. Na adolescência aparecem novos hormônios e funções que produzem odores e secreções (vaginal e peniana).

A falta de higiene pode acentuar cheiros desagradáveis e causar inflamações no pênis pelo acúmulo de bactérias, caso não se faça a higienização no prepúcio, irritação vaginal durante a menstruação, quando a limpeza for insuficiente, e mau cheiro pelo excesso de suor nas axilas, pés e pele. A partir da puberdade, esses fatores podem interferir não só no aspecto físico como nas relações interpessoais do jovem. A higiene pessoal adequada favorece as ligações afetivo-sociais da idade, fortalecendo a confiança em si e no outro, e uma auto-estima positiva.

 Banho

As mãos têm de estar sempre limpas. Nunca devemos comer ou mexer em alimentos sem antes termos lavado as mãos. Depois de usar o banheiro as mãos devem ser lavadas.


 Unhas

Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminoses e outras doenças intestinais.


 Cabelos

Devem estar sempre lavados (duas vezes por semana no mínimo) e penteados. Devem ser cortados regularmente.
Nos cabelos acumulam-se poeiras e gorduras que precisam ser eliminadas. Os cabelos grandes e sujos facilitam o aparecimento e a multiplicação de piolhos.

 Vestuário

A roupa e o calçado devem estar sempre limpos e serem adequados ao tempo que faz. O vestuário é importante para manter a temperatura corporal. Evite roupas justas e de fibras sintéticas e mude diariamente as roupas íntimas.

 Dentes

Uma boa “escovação” para a limpeza dos dentes, a fim de evitar o aparecimento de cáries e de mau hálito demora, no mínimo, três minutos com movimentos verticais, horizontais e circulares. Use sempre fio dental e troque a escova de dente a cada três meses. É preciso atenção também com os alimentos que são ingeridos.

48 comentários:

  1. A higiene é muito importante, tem que manter sempre limpo, tomar banho todos os dias, usar desodorante nas axilas e cuidar dos pés e pele; ficar cheirosinho, nunca com mal cheiro.

    Érica Santos, 5ªD
    Escola Virgílio Pereira de Almeida

    ResponderExcluir
  2. Eu, Izaniele, sou aluna da pró Cláudia e gostei muito do assunto que ela deu.
    Os cabelos, independetente do estilo, devem estar sempre limpos e bem cortados e a barba feita e ser for mulher tem que ter muito cuidado com as axilas.
    Todas as partes do corpo devem estar sempre limpas.
    Izaniele de Jesus Santos - 5ªD
    Escola Virgílio Pereira de Almeida

    ResponderExcluir
  3. Devemos ter uma boa higiene, manter sempre (os dentes )limpos, escovar diariamente,tomar(banho )diariamente ,manter sempre as unhas limpas.
    Lavar sempre os cabelos para evitar mau cheiro,evitar chulé, manter sempre as meias limpas, lavar sempre os sapatos, usar sempre talco para evitar o mau cheiro de chulé, usar sempre cotonete para manter os ouvidos limpos.
    Kátia Soares Borges - 5ª
    Dejiane Santos - 5ªD
    Escola Virgílio Pereira de Almeida

    ResponderExcluir
  4. Eu, Camila, gostei muito do assunto que fala sobre higiene da boca, porque isso é uma coisa que todos nós temos que cuidar, ok?!
    Aprendi que devemos escovar bem os dentes, as gengivas, pois podemos ficar com mau hálito, por isso eu me cuido muito bem.

    Camila e Larissa - 5ªD
    Escola Virgílio Pereira de Almeida

    ResponderExcluir
  5. Meu name é Walas gostei muito
    da higiene ao banho,temos que nos lavar bem
    para que não tenhamos bactérias acumuladas
    e algum tipo de mal cheiro.
    As mãos têm de estar sempre limpas. Nunca devemos comer ou mexer em alimentos sem antes termos lavado as mãos.

    Walas Barbosa da Silva - 5ªD

    ResponderExcluir
  6. Eu, Lucas Soares, concordo com os temas dados nesse BLOG e uma maneira de incentivar as pessoas a ter uma boa higiene. Sou aluno da professora Claudia Araújo ela mostro-se a nois alunos a ter uam boa higiene, não só uma higiene como respeitar o proximo e várias coisas que agente alunos podemos aprender na Educação Física.

    Encerro Assim meu Comentário e que várias pessoas possam ver essa máteria sobre a higiene por que vale muito apena você saber como seu corpo deve ter uam boa higiene...

    LUCAS SOARES 5ºD

    ResponderExcluir
  7. Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas, são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.


    Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde. A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes. Existe a necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, pelo fato de que o dente de leite estragado pode prejudicar os novos dentes que virão



    Aluno: Alisson - 5ªD
    escola: Virgílio Pereira de Almeida

    ResponderExcluir
  8. eu, cleiton santos . Devemos ter uma boa higiene, manter sempre (os dentes )limpos, escovar diariamente,tomar(banho )diariamente ,
    Lavar sempre os cabelos para evitar mau cheiro,evitar chulé, manter sempre as meias limpas, lavar sempre os sapatos, usar sempre talco para evitar o mau cheiro de chulé, usar sempre cotonete para manter os ouvidos limpos mantes as unhas limpas.

    Cleiton Santos - 5ª D
    Escola Virgílio Pereira de Almeida

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Cristian. Eu gostei muito do assunto que fala sobre hogiene, principalmente da boca, temos que escovar os dentes três vezes ao dia.

    Cristian 5ª D
    Escola Virgílio Pereira de Almeida

    ResponderExcluir
  10. Eu Zaer Santos comcordo plenamente com o texto
    pois devemos nos cuidar principalmente na adolecencia
    [6ºD]

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei muito do assunto higiene.
    a higiene é muito importante nas nossas vida
    se uma pessoa não toma banho vai fica com o cheiro dezagradaveis e nos não comsegue nem chega perto da pessoa.um banho é muito importante.


    alunas:GILDETH E JAQUELINE OLIVEIRA

    SÉRIE: 7ª A

    ResponderExcluir
  12. A higiene é fundamental em nosso dia-a-dia,
    é bom para que possamos aprender a importância de termos cuidado com o nosso corpo.
    Além de produzir odores, a sociedade não gostará de ter amizades com pessoas que não cuida de se próprio e não tem higiene.


    Nidiã e Fabiana da 7º série, Matutino

    ResponderExcluir
  13. A higiene é importante para o nosso dia-a-dia por que sem ela não podemos viver, a higiene faz parte da nossa saúde , a nossa higiene tem muito haver com a nossa alimentação é também com a puberdade traz novas necessidades de cuidados com o corpo é com a higiene pessoal.

    Angelica,Luana,Marizene,Sara , Eliane - 7ªA

    ResponderExcluir
  14. Nos somos alunas da professora Claudia estamos sempre presente as aulas dela.Porem ela deu um assunto que gostamos muito,por que fala do higiene pessoal que é o que nos devemos mais ter no nosso dia-a-dia.

    Alunas=Luara G.Santos e Vanessa A.Brito
    ESCOLA=Estadual V.P.de Almeida
    SÉRIE=7ª A

    ResponderExcluir
  15. Nós somos alunas da professora Cláudia e nós gostamos muito desse blog[APRENDENDO COM AS TIC].
    É muito interesante por que nós adolescentes podemos ficar por dentro desses assuntos sobre higiene pessoal.
    Na nossa opinião devemos ter muito cuidado com nosso corpo temos que tomar banho diáriamente,temos que ter uma boa escovação,cuidar dos nossos cabelos,cortar as unhas e mante-las sempre limpas.
    Em fim hingiene nunca é demais!


    Alunas:JAQUELINE ALVES,EMILLY SANTANA.
    Serié:7ªA
    Escola:Estadual Virgílio Pereira De Almeida

    ResponderExcluir
  16. Nós achamos muito importante o que a pró Claudia escreveu porque a higiene nunca é d+, é sempre importante cuidar do nosso corpo por que nosso corpo é muito enportante para nós. Eu achei muito importante o blog da pró Claudia porque a hingienr é muito importante para nossa vida, este blog da pró é muito bom para o nosso dia-a-dia porque ensina como cuidar do nosso corpo ex; cuidar das unhas, tomar banho, cuida do corpo é legal.

    Escola Virgílio Pereira de Almeida
    Alunas: Lucileide,Ivoneide S.araujo
    Série 7ªA

    ResponderExcluir
  17. meu nome é Anderson de jesus,eu achei o texto muito legal,ele nos ensina muitas coisas para nossa saúde,a higiene pessoal é necessária para o nosso bem-estar e para nossa vida.O texto é uma forma de nos mostrar a importancia da higiene pessoal da nossa vida.

    ResponderExcluir
  18. Meu Nome E Elnatã.Gostei Muito Dessa Pesquisa Porque a Higiene E muito importante na nossa vida. Muitos paises aprenderam com nosso costume de tomar banho todo o dia

    Elnatã 7ª A
    Escola Estadual Virgilio Perreira De Almeida

    ResponderExcluir
  19. Eu Anderson,achei o texto muito legal e educativo.Agente tem de ter muito cuidado com a nossa saúde,a higiene pessoal é muito importante para a nossa vida,relaconamentos,conviencia com as outras pessoas etc...E assim termino o meu comentártio.

    ResponderExcluir
  20. higiene pessoal...
    a higiene pesssoal aglomera os cuidados que a pessoa deve ter com a saude para seu corpo fique longe de bacterias e virus que podem esta presente em diversos atos feitos ao longo do dia.atitudes como tomar banho,lavar as maos,escovar bem os dentes e usar certos tipos de roupas sao importantes para que a saude continue estavel e o corpo limpo.

    LARISSA E MIRIAN - 7ª A
    ESCOLA VIRGÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA

    ResponderExcluir
  21. A saúde da boca é muito importente,temos que escovar bem os dentes para deixa-los sempre limpos,e previnir a cárie,e outras doenças que podem afetar a saúde da nossa boca.
    Anderson de Jesus,
    Escola Etadual Virgílio P. de Almeida,
    Sétima série.

    ResponderExcluir
  22. higiene pessoal
    Meu nome e Danylo gostei agora fasso tudo direito sabemos que escovar os dentes e muito importante quando fazemos as refeições,tomar banho todos os dias.Parabens

    ResponderExcluir
  23. Eu gostei muito do assunto sobre
    a higiene bocal devermos
    escova os dentes durante as refeçoes
    é muito importante para a saúde bocal.

    RAFAEL E ROMILSON

    SÉRIE;7 A

    ResponderExcluir
  24. meu nome é patricia lima correa,gostei desse assunto por que ensina a todos como se cuidar de maneira correta, pós tem pessoas que não tem higiene com o proprio corpo, e isso é uma vergonha,pós a higiene é fundamental para nossa saúde,um dos exemplos da higiene é escovar os dentes,lavar as mãos,tomar banho,etc.


    PATRICIA LIMA CORREA SÉRIE:8 A

    ResponderExcluir
  25. NOS APRENDEMOS QUE PARA TERMOS UMA VIDA BOA E SAUDAVEL BASTA TERMOS UMA BOA HIGIENE PESSOAL E ENTENDEMOS TAMBEM QUE NOS PASSAMOS POR VARIOS MOMENTOS LEGAIS E QUE TER HIGIENE NA PUBERDADE E O MELHOR QUE TEMOS QUE FAZER.DEVEMOS ANDAR SEMPRE LIMPOS PARA QUE NO FUTURO NOS NÃO VENHAMOS SOFRER,POR ISSO DEICHAMOS UM PEQUENO RECADINHO TOMAR BANHO É ESTA SEMPRE DE BEM COM A VIDA APROVEITE USE E ABUSE.BIG BEIJOCAS.

    AIANA,DÉBORA,NAILANE

    ResponderExcluir
  26. Amigas de higiene diz...

    Que a higiene e muito importante pra saúde porque nos temos que se cuidar bem nostemos que ter higiene pessoal. sempre se lavar diariamente para não aparecer secreções e mau cheiro e o acumulo de bactérias e levando as ardencias no corpo ou parte intimas um pouquinho de higiene em nossas vidas não faz mau a ninguém.

    Núbia e Luara
    Série.8ªMatutino

    ResponderExcluir
  27. Eu, Ana Lecya e Uelson gostamos muito da pesquisa sobre hingiene pessoal,fala muito sobre ter uma boa escovação de dentes,tê-los bem branquinhos e uma bom hálito,também ter as unhas bem limpinhas. Várias pessoas têm as unhas sujas, grandes. Há também cabelos sujos, mau cheiro nas axilas, temos q tomar banho três vezes ao dia, trocar as escovas de dentes de três em três meses, usar desodorante, usar roupas bem limpinhas e cheirosa.
    Ah! Hoje, dia 04/08/2010, fizemos no Virgílio Pereira de Almeida o amigo hingiênico, foi maravilhoso, todos participaram, ganhamos escovas de dentes, sabonete, pasta de dente, rollon rexona e etc...

    ANA LECIA E UELSON - 8ª A

    ResponderExcluir
  28. Nós temos uma higiene pessoal muito boa,pois nós escovamos os dentes três vezes ao dia,estamos senpre limpos,tomamos banho no mínimo duas vezes por dia, etc.Porque nós sabemos que a higiene é importante para nossas vidas.

    GERIVAN GONÇALVES E FÁBIO MIRANDA SÉRIE= 8 A

    ResponderExcluir
  29. Esse texto é muito importante para nós;porque ele nos ensina a manter a nossa higiene pessoal, e ajuda a manter nossa saúde estável.
    o amigo higiênico é aquele que mantém sua higiene estável e sempre é vaidoso com ele mesmo.

    CARLA E UANDERSON SÉRIE:8ªA

    ResponderExcluir
  30. Componentes: Lucas Santana
    Erivan Leandro A hingiene pessoal é muito importante para a nossa saúde, ex cortar as unhas para não juntar sujeiras e bactérias. Cortar cabelo é importante para não juntar piolhos, evitar poeira, caspas e infequeções capilar. outros exemplos a falta de hingiene acentuados cheiros desegradaveis e causa inflamações no penis pelo acúmulo de bactérias.

    Lucas ,Erivan,Leandro 8ªA

    ResponderExcluir
  31. Com este texto nós aprendemos que a higiene é importantissima e indispensavel para nossa saúde.Pois aprendemos também que na adolescencia precisamos muito da higiene para cuidar do nosso corpo e que sem ela não vivemos.
    Cuide bem do seu corpo e da sua saúde fazendo uma higiene adequada!!!

    Isabela e Gildete. 8ª A

    ResponderExcluir
  32. A hingiêne pessoal éimportanssima para o nosso
    corpo para a nossa saúde e também para nós não
    termos diverssos tipos de doenças como:caspa,
    piolhos,ceborreias,lendeas e etc...

    Escola virgílio Pereira de Almeida
    Aluno:Wilhamys Wodrigues B.
    Disciplina:Educação Física
    Série:8ºA professora:Claudia

    ResponderExcluir
  33. Cleison e Edimar.....
    Nós achamos que a higiene pessoal é importantíssima e indispensavel para a saúde do nosso corpo.
    A higiene é fundamental no nosso corpo, se nós não nos cuidarmos vamos ficar com cheiros desagradáveis, sujo, e podemos pegar muitas doenças.

    ALUNOS:
    CLEISON E EDIMAR

    SÉIE: 8ª A

    ResponderExcluir
  34. oi professora Cláudia o seu Trabalho Sobre

    a Higiene Pessoal Está muito legal , A falta de higiene pode acentuar cheiros desagradáveis e causar inflamações no pênis pelo acúmulo de bactérias, caso não se faça a higienização no prepúcio, irritação vaginal durante a menstruação, quando a limpeza for insuficiente, e mau cheiro pelo excesso de suor nas axilas, pés e pele. A partir da puberdade.

    Adriano 7 B

    ResponderExcluir
  35. A higiene é o conjunto de meios para manter as condiçoes favoráveis á saúde.Os hábitos de higiene diários incluem não só a lavagem corporal mas também o tipo de alimentaçao,vestuario e calçados,aposturas no dia-a di,as horas de sono diários e a prática de exercícios físicos.

    ALUNO: CLÉCIO SANTOS

    SERIÉ: 7°B

    ResponderExcluir
  36. Higiene pessoal
    A higiene é um conjunto de meios para manter as condiçoes favoráveis á saúde, nós devemos ter higiene com o nosso corpo, com as nossas mãos,com nossas unhas,cabelos,hora de sono,vestuário,higiene dentária e praticar exercícios e então devemos cuidar da melhor forma possível do nosso corpo, etc.

    Marize e Patrícia - 7ªB

    ResponderExcluir
  37. Esse texto é para nossa higiene pessoal e a saúde do nosso corpo, porque a higiene é fundamental para o nosso corpo, se não cuidarmos iremos ter cheiro desagradáveis e muita sujeira no corpo, que podem causar doenças.

    Alunas:ADRIELE E RAÍNE - 7ªB

    ResponderExcluir
  38. Eu aprendi que há sujeira e que a gente precisa lidar, como por ex:tomar banho todos os dias,escovar os denntes cuidar da saúde íntima,
    pentear os cabelos e várias outras coisas.

    Bruna Santos Souza
    7ªB

    ResponderExcluir
  39. Nós aprendemos que a higiene pessoal é necessário para a saúde do corpo e o relacionamento social.Se nâo tivermos cuidados com a higiene pessoal podemos contair: Odores , mal hálito,piolhos,coceiras...

    ALUNAS:SILVANA,CHARLANE,JOELMA E GEISIANE

    série:7ªB

    ResponderExcluir
  40. Dentes
    Uma boa escovaçao para a limpeza dos dentes, a fim de evitar aparecimento de cáries e de mau hálito demora no mínimo três minutos com movimentos verticais, horizontais e circulares.

    CAMILA E EDILEUZA
    7ª B

    ResponderExcluir
  41. klebher oliveira 8 serie B

    com esse texto aprendir que devemos tomar banho todos os dias msm fazendo frio ou calor

    ResponderExcluir
  42. EM GERAL A HIGIENE É MUITO IMPORTANTE, PRECISAMOS ESTAR SEMPRE LIMPOS E TER NOSSO CORPO COM SAÚDE.POR ISSO TEMOS QUE TOMAR BANHO E CUIDAR DO NOSSO CABELO,DENTES,E EM GERAL DO NOSSO CORPO.PARA SENTIRMOS FELIZES E SAUDÁVEIS PARA EVITARMOS DOENÇAS .

    JACIARA E DANIELE 8ªB



    jaciara e daniele

    ResponderExcluir
  43. Nós achamos muito importante a higiene do nosso corpo porque devemos andar sempre limpos, de unhas cortadas, cabelos limpos roupas limpas.

    Cenira, Maria do Carmo, Eliane Mota

    Série 8ªB

    ResponderExcluir
  44. Nós achamos que a higiene pessoal é muito importante para a nossa saúde e nosso bem estar, por isso devemos cuidar do nosso corpo, pois poderemos pegar doenças e odores desagradáveis.

    Eliane e Andreza 8ªB

    ResponderExcluir
  45. Nós aprendemos que higiene pessoal é um conjunto de meios para manter as condições favoráveis para a saúde.
    Temos que ter cuidados necessário com o nosso corpo, pele, pés, comas axilas, cabelo, dentes entre outros cuidados.

    ALUNOS: JEFFERSON DE JESUS, ANDERSON DA HORA.
    SÉRIE: 5ª D

    ResponderExcluir
  46. Everton Pereira Bezerra

    Eu entender que a higiene nunca é di mais para todos nós mais, precisamos cuidar do nosso corpo si não ficaremos com odores muitos desagradáveis.
    Como alguns franceses que não tomam banho e precisam usar perfumes para o cheiro abaixar mais.

    ALUNO: Everton P. Bezerra
    SÉRIE: 7ª A

    ResponderExcluir
  47. eu amei o site costei muinto eu achei tudo o que eu queria ta perfeito esse site e da gora idiante vai er meu preferido............

    ResponderExcluir
  48. Obrigada, Debinha
    Fico muito contente em poder ajudar.
    felicidades...

    ResponderExcluir