quinta-feira, 22 de julho de 2010

Plano de Aula – Programa: Filhos Deste Solo


Plano de Aula – Programa: Filhos Deste Solo
Professora: Cláudia T. P. Araújo
Disciplina: Educação Física
Conteúdo: Sexualidade
Série: 8ª série

Objetivos: Debater e refletir sobre o controle da natalidade e a iniciação da vida sexual na adolescência.
Discutir a importância de um diálogo sobre sexo, DSTs e prevenção, levando em conta o papel da família na formação dos jovens sobre estes temas.
Desenvolver respeito próprio e ao próximo, como também ao próprio corpo.
Organizar um trabalho informativo para a comunidade escolar sobre a utilização dos métodos anticoncepcionais e as consequências de uma gravidez não planejada.

Metodologia: Exibição do documentário, discussão em grupo, pesquisa direcionada, realização de atividades.

Recursos: Filme, aparelho de DVD, Televisor.

Avaliação: Confecção de cartaz, panfleto, dicionário, exposição de argumentos através de seminário.



Programa: Filhos deste solo
TVescola – Disco 13
Gênero: Documentário
Realização: TV Rede Globo
Duração: 40 minutos
Ano: 2005
País: Brasil


Além de discutir a questão do controle da natalidade, o programa mostra, de maneira simples e didática, como funcionam os métodos anticoncepcionais. Aborda também as dificuldades enfrentadas pelas faixas mais pobre da população para ter acesso a esses métodos.
Por fim, conta a história de pessoas que usaram os métodos de planejamento familiar.



Roteiro da Aula

Antes de assistir ao documentário deve-se dialogar com os alunos sobre a importância do valor do corpo e quais são os pontos de vista deles de como a sociedade está influenciando neste assunto. Deixar que eles citem exemplos de pessoas conhecidas, que enfrentam ou enfrentaram situações parecidas.
Oportunizar a discussão sobre o papel do homem e da mulher na sociedade. O objetivo é fazer com que vejam que a realidade do documentário, apesar de acontecer em localidade distante, está bem próxima deles e que não é um mito, mas algo muito real e próximo do cotidiano escolar.
A turma deverá ser dividida em equipes que após a exibição do documentário farão pesquisas que poderão ser expostas através de seminário, panfleto, cartaz, dicionário:


Equipe 1: Sistema reprodutor feminino
* Vulva
* Vagina
* Útero
* Tubas uterinas
* Ovários




Equipe 2: Sistema reprodutor masculino
* Anatomia
* Hormônios masculinos
* Espermatogênese







Equipe 3: Métodos anticoncepcionais
* Métodos Comportamentais
* Métodos de Barreira
* Anticoncepção Hormonal
* Métodos Definitivos





Equipe 4: Gravidez na adolescência
* Pensamento mágico
* A violência
* Aborto
* Implicações médicas
* Repercussões e feito para a mãe
* Repercussões e feito para o pai





Equipe 5: Doenças sexualmente transmissíveis
* Virais
* Bacterianas
* Causadas por protozoários




HIPERTEXTO


Segundo Bugay (2000), “no Hipertexto, a informação é apresentada ao usuário sob a forma de texto, através de uma tela do computador. O usuário pode iniciar uma leitura de forma não linear, ou seja, escolhe entre o início, meio ou fim de um texto”.
Trocando em miúdos, o hipertexto pode ser entendido com um documento eletrônico composto de unidades textuais interconectados, que formam uma rede de estrutura não linear por meio de links, nos quais o leitor vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, o que rompe o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor. Em uma mesma página trechos de variados textos totalmente independentes se intercalam com referência a outras páginas.
Através do hipertexto, com um simples clique pode-se navegar sem fronteiras...